Congregação da Igreja Batista do Calvário de Sobradinho - Em Planaltina GO

Congregação da Igreja Batista do Calvário de Sobradinho - Em Planaltina GO




sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012



A ESCRITURA NA PAREDE – Daniel 5.1-31

Prezados irmãos e leitores,
Estamos no período denominado “Carnavalesco”. Oferiado de Carnaval é terça, dia 21. Nesse período, quase tudo pára, exceto ossambódromos, (locais onde se realizam os desfiles das escolas de samba) que têmmovimentação intensa durante todo o período. Muitas igrejas, separam essesdias, para retiros espirituais, a fim de fugir das manifestações mundanas e dobarulho que elas provocam.
O que é Carnaval? O Dicionário Aurélio o defineassim: Período de festas profanas que seiniciava, geralmente, no dia de Reis (Epifania) e se estendia até aquarta-feira de cinzas, dia em que começavam os jejuns quaresmais. (Consistiaem festejos populares e em manifestações sincréticas oriundas de ritos e costumespagãos como as festas dionisíacas, as saturnais, as lupercais, e secaracterizava pela alegria desabrida, pela eliminação da repressão e dacensura, pela liberdade de atitudes críticas e eróticas).Os três diasimediatamente anteriores à quarta-feira de cinzas dedicados a diferentes sortesde diversões, folias e folguedos populares, com disfarces e máscaras; tríduo demomo.
No Capítulo 5 de Daniel, encontramos uma festacom as mesmas características do Carnaval de hoje. O Rei Belsazar, deu umbanquete a mil pessoas, regrado de toda espécie de orgia, com muita bebedeira etodo tipo de folguedos. Profanou os utensílios sagrados, os vasos chamados desantos, consagrados, por serem reservados tão-somente para o uso do templo;foram trazidos pelo rei, num espírito de zombaria e de profanação das coisasreligiosas. A blasfêmia é provocada pelo álcool, e aqui se brinda aos ídolos,usando-se os cálices do templo.
A resposta divina a esta atitude de sacrilégioé instantânea, e tão milagrosa que até zombadores embebedados são forçados aprestar atenção. (v 5). Um relaxamento da firmeza da espinha e uma tremedeirageral produzida pelo extremo medo, provocaram um estado pavoroso ao rei e aosseus convivas (v 6).É interessante notar que o mais poderoso ditador não agüentariaa mínima revelação da parte mais condescendente da personalidade de Deus.
No auge da festa, Deus fez aparecer uma escritana parede, onde todos pusessem ver, uma mensagem de condenação, dadas aprofanação das coisas sagradas, empregando-as para a concupiscência da carne epara a idolatria, conforme (1 João 2.15-16 e 5.21). O rei e todos os seusconvivas, ficaram apavoradíssimos. Queriam saber o que significava a escrita,mas ninguém conseguia lê-la, nem dar o seu significado. A essas alturas, Daniel,já velho e esquecido, foi lembrado pela mãe do rei. Este o fez vir à suapresença. Daniel não só leu como também interpretou o seu significado. Aescrita era: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM. A interpretação era: Pesado nabalança e achado em falta. Os dias do rei são numerados e o rei avaliado em nada. Daniel, antesde ler e traduzir a escrita, não poupa a família real, pelo contrário faz vir àtona todos os seus desmandos e anuncia que o castigo é inevitável. Naquelamesma noite, o rei Belsazar morreu, em cumprimento da profecia de Daniel.
Hoje, não precisamos dizer os males que cadacarnaval traz à humanidade. Vidas são ceifadas pelo uso excessivo do álcool,como no caso supra; outras são atingidas pelas drogas, que provocam brigas,acidentes automobilísticos e tantos outros males. A cada carnaval brasileiro, osaldo de mortes, de estupros, gravidez indesejada etc, é maior que o anoanterior. Diante disso, pergunta-se: será que, como crentes, temos sido sal eluz neste mundo tenebroso? Aproveitemos as oportunidades que ainda temos, antesda segunda vinda do Senhor, para testemunhar, evangelizar e mostrar às pessoasperdidas, o caminho certo e único que leva ao céu. Jesus.
O Deus que disciplinou o rei Belsazar, é omesmo ainda hoje. Na pessoa do Seu Filho Jesus Cristo, ele é o mesmo: ontem,hoje e para sempre”. Ele não se desgasta, não se envelhece, não se corrompe,não dorme nem descansa. O que temos feito ou o que vamos fazer, para mudar essasituação? A única coisa que devemos fazer, é viver o que temos aprendido epassar o mesmo conhecimento para outros. Jesus está voltando e deseja que todossejam salvos. Falemos de Cristo a tempo e fora de tempo, como fazia o apóstoloPaulo
Com sinceros votos de bênçãos, este conservoseu e servo de Cristo. Clóvis (Soli Deo Glória).

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012



A REVELAÇÃO DA JUSTIÇA DE DEUS NO EVANGELHO, PELA FÉ  
(ROMANOS 1.16-17).
Prezados irmãos,
As Escrituras Sagradas falam de um PODER cuja capacidade de transformação é indescritível. Esse poder, chama-se EVANGELHO. Paulo disse que não se envergonhava do Evangelho, porque ele O PODER de Deus, para salvação de todo aquele que crê.
 Na realidade, a palavra EVANGELHO, se confunde com a palavra CRISTO, visto que este é o evangelho oferecido e recebido, que transforma e é o único que leva ao céu. A Bíblia diz: Mas, para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus” (1 Co 1.24). Em (Atos 4.12, está dito:E não há salvação em nenhum outro porque a baixo do céu não existe nenhum outro nome,  dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Enfatizamos aqui, que o Evangelho que é PODER,  é só o de Jesus. Há muitos evangelhos pelo mundo a fora, mas como disse o apóstolo Paulo, em  (Gl 1.8-9): Mas ainda que nós ou mesmo um anjo vindo de céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema (maldito). Concluí-se pelo que foi dito acima, que, o único Evangelho que tem Poder é o de Cristo.      Qualquer outro é anátema, ou seja: maldito.
O poder do Evangelho é miraculoso! Lembram-se do encontro de Jesus com aquele homenzinho chamado Zaqueu? Ele nem imaginava que Jesus soubesse tudo sobre ele e que naquele momento sua vida seria completamente          transformada. Mas foi o que aconteceu. Ele, de imediato, ao ouvir a ordem de Jesus: Zaqueu, desce depressa porque hoje me convém pousar em tua casa  (Lc 19.5b), abriu o coração para o Evangelho e disse: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais (Lv 19.8b). Nenhum poder no mundo, é capaz de realizar uma transformação como essa. Só Jesus que é o Evangelho de Poder faz. Diante disso, pergunta-se: você tem certeza que foi alcançado(a) pelo Verdadeiro Evangelho? O que você tem feito para provar esse poder em sua vida? Você tem agido com os outros de maneira justa? Como está sua fé?  Ela tem sido provada? sua fé tem sido aprovada?
Paulo disse: Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé (Rm 1.17-17). Paulo disse que a justiça de Deus se revela de fé, em fé. A revelação da justiça de Deus, é pela fé somente. Por isso, a conclusão do versículo 17: “O justo viverá por sua fé”. Este lema, foi usado pelo reformador Martinho Lutero, que o levou a afixar as suas 95 teses na porta do templo, trazendo revolução ao poder de Roma.O evangelho é mesmo      revolucionário. Por isso, Jesus disse: Se alguém vem a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo (Lc 14.26).
Para ser discípulo de Cristo, é precisa abnegação, negação, renúncia do ego e de tudo aquilo que possa intervir na vida, impedindo a entrada no  Reino de Deus, porque só entra nele, quem deixar tudo e nascer da água e do Espírito.
Que você reflita sobre sua vida e sobre o poder que o Evangelho tem e a   revolução que ele pode causar na vida de quem o aceita e recebe a Jesus como Senhor e Salvador pessoal. A revelação da fé, é através do Evangelho  que é o Poder de Deus para: santificação, pureza, justificação e vida de serviço.
Com sinceros votos de bênçãos, Clóvis. (Soli Deo Glória).

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O NOVO E VIVO CAMINHO JOÃO 14.1-6

Prezados irmãos e leitores,Fala-se muito sobre vários temas na igreja. Algumas enfatizam certos assuntos como: santificação; outras, enfatizam a prosperidade e ainda outras dão a maior ênfase aos dons espirituais. E outras ainda, se apegam ao discipulado, afirmando que este é o meio mais eficiente de pregação. É justo entender que tudo isso é bom e precisa ser dito na igreja, mas acima de tudo, precisamos enfatizar a beleza do céu. Precisamos apresentar o Céu como o plano Ideal de Deus para a humanidade e que viver fora dele, é a pior escolha que o ser humano pode fazer.
 Ouvindo falar do céu, não há ninguém que não deseje chegar lá um dia. Muita vez, em discussões religiosas, ouvimos a seguinte declaração: “estamos em caminhos diferentes, mas um dia chegaremos ao mesmo destino”. Será que é isso mesmo que a Bíblia diz?Conta-se que certa vez, um cristão tentou explicar o caminho para a vida eterna a um viajante, mas este retrucou, dizendo: “Não vejo as coisas como o senhor, não creio como o senhor”. Então, o outro respondeu: “O que o senhor pensa sobre isso não importa tanto quanto o que Deus diz na Bíblia, a sua Palavra. É neste livro que está a direção para o céu. Se quero ir aos Estados Unidos,devo ter um passaporte com o visto de acordo com as leis daquele pais. Se quisermos entrar na Pátria Celestial, devemos considerar as direções que Deus mesmo dá em seu livro”.Então, qual é esta direção indicada pela Bíblia para chegar ao céu e viver eternamente com Deus? No texto supra citado, Jesus fala dos aposentos que prepararia para seus seguidores na casa do Pai. Diante da dúvida de Tomé, ele afirmou ser “o caminho, a verdade e a vida” e também o único meio de acesso ao Pai, ou seja, o único caminho até ele. Em (Hebreus 10.19-23) lemos: Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho….. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Hoje podemos viver na presença de Deus porque um novo e vivo caminho foi aberto por Cristo quando este morreu na cruz, derramando seu sangue em nosso lugar. Podemos agora nos aproximar de Deus com um coração sincero e plena convicção de fé, pois nossos pecados (aquilo que desagrada a Deus) já foram perdoados e fomos purificados, limpos com “água pura”. Também podemos confiar nas promessas de Deus, pois experimentamos sua fidelidade no cumprimento de Sua Palavra. Agora, tendo a direção dada pela Bíblia, sigamos pelo vivo e novo caminho, que é Jesus.Cantamos e gostamos muito: …oh! leva-me à sala do trono, pelo novo e vivo caminho… esse caminho é o único que leva ao céu. Jesus abriu um caminho novo e vivo para chegarmos à nova vida – eterna, nos céu. O céu, é um lugar de delícias, impossível de descrever. Paulo, disse que foi lá e afirma que é impossível descrever as belezas do céu (2 Co 12.3-4). Precisamos falar mais sobre o céu, não apenas pintando-o como um lindo lugar, mas levando as pessoas a entenderem que Deus o tem preparado, mas somente para aquelas pessoas que obedecem à Sua Palavra e que tiveram o privilégio de nascer de novo, … da água e do Espírito.Que neste domingo, você e eu tomemos a decisão de propagar o céu e procuremos introduzir muitas almas a ele, através da pregação do Evangelho. Soli Deo Glória…. Clóvis.