Congregação da Igreja Batista do Calvário de Sobradinho - Em Planaltina GO

Congregação da Igreja Batista do Calvário de Sobradinho - Em Planaltina GO




domingo, 1 de janeiro de 2012


Cansado da multidão devidentes, tarólogos e numerólogos que aparece nos meios de comunicação no finalde todos os anos (e a cada ano eles aparecem em maior número...) para “pré-ver”como será o ano vindouro, resolvi também fazer algumas “previsões”. Para sersincero não é nada complicado “prever” alguns fatos que acontecerão neste 2012.Cecil Richard afirmou: "Dê-me uma Bíblia e uma candeia, e podem meenclausurar em um calabouço, pois serei capaz de dizer o que se está passandono mundo".
São muitos aqueles que dãoouvidos às falsas previsões dos “profetas de ocasião”. Estes “profetas deocasião” existem por causa da ignorância das multidões, que por estaremperdidas não sabem pra onde vão. Temem o amanhã por estarem inseguras no hoje.Impressiona-nos o fato de que as pessoas se tornam ávidas por ouvirem asprevisões destes enganadores! Parecem até que se esquecem que ano após ano suaspalavras caem ao chão sem qualquer consistência. Suas previsões não se cumprempelo simples fato de não serem ‘pré-visões’. 
Vejamos, contudo, as predições que nunca falham:
1. A paz no mundo:“E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede não vos assusteis;porque é necessário que assim aconteça; mas ainda não é o fim. Porquanto selevantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotosem vários lugares (...) Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-seuns aos outros, e mutuamente se odiarão. Igualmente hão de surgir muitos falsosprofetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniqüidade, o amor demuitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. (Mateus24.5-13)
2. Quem estaráseguro: “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes,nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer queandares”. (Josué 1.9).
3. A EconomiaMundial: “Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser viventedizer: Vem! E olhei, e eis um cavalo preto; e o que estava montado nele tinhauma balança na mão. E ouvi como que uma voz no meio dos quatro seres viventes,que dizia: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por umdenário; e não danifiques o azeite e o vinho”. (Apocalipse 6.5-6)
4.As finanças domésticas:“Tendessemeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas nãovos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário,recebe-o para o meter num saco furado”. (Ageu 1.6)
5. Quem serápróspero: “Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco tambémceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará. Cadaum contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem porconstrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso parafazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda asuficiência, abundeis em toda boa obra;(...) Ora, aquele que dá a semente aoque semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, eaumentará os frutos da vossa justiça”. (II Coríntios 9.6-10)
6. O pecador que nãose arrepende: ”E agora pecam mais e mais, e da sua prata fazem imagensfundidas, ídolos segundo o seu entendimento (...) Por isso serão como a nuvemde manhã, e como o orvalho que cedo passa; como a palha que se lança fora daeira, e como a fumaça que sai pela janela”. (Oséias 13.2-3)
7. A religião: “Porquevirá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo deouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus própriosdesejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas”.(I Timóteo 4.3-4)
8. O que gozará dasbênçãos: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes meditanele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto neleestá escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”(Josué 1.8)

“Quem tem ouvidos, ouça oque o Espírito diz...”(Apocalipse 2.2) -http://reveziolima.blogspot.com/ Rev. ÉzioMartins de Lima

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Toma e coma! (Dia da Bíblia)Ezequiel 2.8-3.38 Tu, ó filho do homem, ouve o que eu te digo (...); abre a boca e come o que eu te dou. 9 Então, vi, e eis que certa mão se estendia para mim, e nela se achava o rolo de um livro. 10 Estendeu-o diante de mim, e estava escrito por dentro e por fora; nele, estavam escritas lamentações, suspiros e ais.1 Ainda me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, vai e fala à casa de Israel. 2Então, abri a boca, e ele me deu a comer o rolo. 3 E me disse: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Eu o comi, e na boca me era doce como o mel.Jeremias 15.1616 Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos.Apocalipse 10.9-109 Fui, pois, ao anjo, dizendo-lhe que me desse o livrinho. Ele, então, me falou: Toma-o e devora-o; certamente, ele será amargo ao teu estômago, mas, na tua boca, doce como mel. 10 Tomei o livrinho da mão do anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo.Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Inglaterra, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP)I. O prazer de ler (A Palavra de Deus)Chama-me atenção que em Ezequiel e Apocalipse, encontramos: “Toma-o”. A Palavra é um presente do céu. Em Jeremias “achadas a tua Palavra”... Um encontro, que se transforma em um milagre. A Palavra de Deus é, assim, meio de graça. · A Bíblia: é Palavra de Deus.· A Bíblia: é Deus mesmo falando conosco.· A Bíblia: é fruto do cuidado de Deus que, pela Sua graça, fala conosco e nela revela o seu plano perfeito para nos salvar.II. O prazer de obedecer (A Palavra de Deus)· Ler a Bíblia não é difícil. Podemos fazê-la, inclusive, como mero hábito.· Ouvir a Palavra de Deus, já é um exercício mais difícil, pois para isso precisamos de real atenção.· Obedecer a Palavra de Deus, é ainda um pouco mais difícil, porque precisamos nos humilhar e reconhecer que Deus sabe mais do que nós...e sabe perfeitamente o que é o melhor para nós.III. O prazer de viver (A Palavra de Deus)Nos três textos, percebemos que a leitura não é a do tipo que nos ajudar adquirir conhecimento para passar numa prova.“Comer um livro é absorvê-lo todo, assimilando nos recônditos da nossa vida. Os leitores se tornam aquilo que lêem. Se a Escritura deve ser algo mais do que simples boato sobre Deus, então deve ser colocada em nosso interior. Muitos cristãos têm opiniões sobre Deus e não hesitam em expressá-las. No entanto, só porque uma conversa (ou sermão, ou aula), tem em seu conteúdo a palavra de Deus, não quer dizer que seja verdade. João não foi instruído a compartilhar informações sobre Deus; ele recebeu ordem de assimilar a Palavra de Deus de modo que, quando falasse, ela se expressasse claramente em sua oratória, assim como a alimento que nós comemos, quando somos saudáveis, é inconscientemente assimilado em nossos nervos, músculos e colocado para funcionar nas palavras e nas ações”[1].Sempre, no decorrer da história da igreja, os processos de arrependimento, consagração e obediência resultaram do encontro com a Palavra de Deus. Um encontro forte e profundo, que nos mostra quem é Deus, quem somos nós e o quanto necessitamos da sua misericórdia. Vemos, por exemplo, no livro de Neemias, a palavra sendo lida para o povo, que chora com tal intensidade que a própria liderança insta com eles para que parem de chorar e celebrem: “‘Este dia é consagrado ao Senhor, o nosso Deus. Nada de tristeza e de choro!’ Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei” (Ne 8.9).O que Deus vê quando olha para nós? Uma comunidade marcada pelo choro do arrependimento ou um grupo de pessoas cuja descrição mais apropriada seria: “Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos” (2 Tm 4.4)?Precisamos voltar à Palavra, tomá-la e comê-la: Prazer em ler, prazer em obedecer e prazer em viver. Ouvir a Deus, caminhar com ele e obedecer-lhe.Rev. Ézio Martins de LimaEsboço da mensagem pregada no Dia da Bíblia - 11/12/2009