Congregação da Igreja Batista do Calvário de Sobradinho - Em Planaltina GO

Congregação da Igreja Batista do Calvário de Sobradinho - Em Planaltina GO




quinta-feira, 5 de abril de 2012

A CELEBRAÇÃO DA PASCOA PELA FÉ


 HEBREUS 11.28

Prezados irmãos e leitores,
Como em outras religiões, o cristianismo também tem datas importantes que são comemoradas anualmente com muita alegria e que o poder econômico tem utilizado para vender mais e adquirir grandes lucros. São elas: Natal e Páscoa. O natal, é uma data festiva, pois lembra o primeiro advento do Senhor, Seu nascimento virginal em Belém, para cumprir as Escrituras. A Páscoa, embora relembre o sofrimento de Cristo, também nos traz à memória a Sua vitória, pela Ressurreição dentre os mortos, sendo Ele as primícias, garantindo assim a todo o que nEle crê, o direito de ressurgir um dia, quando Ele vier pela segunda vez.
A origem da páscoa, está no capítulo 12 do Êxodo 1-28. Ali Deus instruiu a Moisés e a Arão, sobre o que deveriam fazer, para preservar a vida dos primogênitos de Israel, que estava vivendo sob a opressão do Faraó num regime de escravidão. A Páscoa portanto, significa LIBERTAÇÃO. Para os israelitas, a libertação do regime escravocrata do Egito. Para os cristãos, libertação da morte e do pecado, uma vez que Cristo se fez maldição por nós, entregando-se ao martírio da cruz, para nos libertar de toda e qualquer culpa e do pecado. Relembrar esses acontecimentos, traz alegria ao coração do crente, pois Cristo Jesus, o Cordeiro Pascal, foi morto para nos trazer paz e salvação, libertando-nos de todo jugo de Satanás e do pecado.
Jesus, ao cumprir as Escrituras, dando-se em resgate por todo o que crê, tornou-se tanto o Cordeiro, como a própria Páscoa em si, que, uma vez morto, ressurgiu vitoriosamente, assegurando-nos o direito de morar com Ele no céu, pela nossa ressurreição. Assim como a Páscoa do Antigo Testamento deveria ser celebrada anualmente, a ressurreição do Senhor deve ser comemorada em nossa vida, diáriamente.
Para isso, precisamos viver em santificação de vida, a todo momento. Por isso, Paulo diz aos crentes de Corinto para lançarem fora todo fermento da maldade e da malícia e adorar a Deus e celebrar a Páscoa com um coração cheio de verdade e de sinceridade.
O “cristianismo” originado em Roma, comemora hoje em dia, o sofrimento de Jesus, encenando lindas dramatizações que emocionam os espectadores, porém deixa de relembrar o mais importante, que foi a vitória do Senhor, pela Sua ressurreição. A volta de Jesus à vida, é algo que devemos comemorar a todo instante. Paulo disse: “Se Cristo não ressuscitou, é vá a nossa fé e vã a nossa pregação e somos tidos como falsas testemunhas de Deus....” (1 Co 15.14-15). Continuando, Paulo disse: “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem” (1 Co 15.20). Sendo Jesus as primícias da ressurreição, a continuidade dela, será nossa.
A CELEBRAÇAO da Páscoa, porém, deve ser por nós lembrada com fé. O texto supra, afirma que Moisés celebrou a primeira Páscoa com fé. Para agradarmos a Deus com as nossas celebrações, precisamos nos valer sempre da fé (Hb 11.6).
Que a nossa Páscoa seja cheia de alegrias em Cristo e não apenas relembrada com doces e chocolates, como propaga o comércio. Comamos e bebamos o Pão da Vida e a Água Viva que é o próprio Jesus. Assim, estaremos revigorados para, com alegria, aguardar a Sua vinda. (Soli Deo Glória) Clóvis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário