Congregação da Igreja Batista do Calvário de Sobradinho - Em Planaltina GO

Congregação da Igreja Batista do Calvário de Sobradinho - Em Planaltina GO




sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012



A ESCRITURA NA PAREDE – Daniel 5.1-31

Prezados irmãos e leitores,
Estamos no período denominado “Carnavalesco”. Oferiado de Carnaval é terça, dia 21. Nesse período, quase tudo pára, exceto ossambódromos, (locais onde se realizam os desfiles das escolas de samba) que têmmovimentação intensa durante todo o período. Muitas igrejas, separam essesdias, para retiros espirituais, a fim de fugir das manifestações mundanas e dobarulho que elas provocam.
O que é Carnaval? O Dicionário Aurélio o defineassim: Período de festas profanas que seiniciava, geralmente, no dia de Reis (Epifania) e se estendia até aquarta-feira de cinzas, dia em que começavam os jejuns quaresmais. (Consistiaem festejos populares e em manifestações sincréticas oriundas de ritos e costumespagãos como as festas dionisíacas, as saturnais, as lupercais, e secaracterizava pela alegria desabrida, pela eliminação da repressão e dacensura, pela liberdade de atitudes críticas e eróticas).Os três diasimediatamente anteriores à quarta-feira de cinzas dedicados a diferentes sortesde diversões, folias e folguedos populares, com disfarces e máscaras; tríduo demomo.
No Capítulo 5 de Daniel, encontramos uma festacom as mesmas características do Carnaval de hoje. O Rei Belsazar, deu umbanquete a mil pessoas, regrado de toda espécie de orgia, com muita bebedeira etodo tipo de folguedos. Profanou os utensílios sagrados, os vasos chamados desantos, consagrados, por serem reservados tão-somente para o uso do templo;foram trazidos pelo rei, num espírito de zombaria e de profanação das coisasreligiosas. A blasfêmia é provocada pelo álcool, e aqui se brinda aos ídolos,usando-se os cálices do templo.
A resposta divina a esta atitude de sacrilégioé instantânea, e tão milagrosa que até zombadores embebedados são forçados aprestar atenção. (v 5). Um relaxamento da firmeza da espinha e uma tremedeirageral produzida pelo extremo medo, provocaram um estado pavoroso ao rei e aosseus convivas (v 6).É interessante notar que o mais poderoso ditador não agüentariaa mínima revelação da parte mais condescendente da personalidade de Deus.
No auge da festa, Deus fez aparecer uma escritana parede, onde todos pusessem ver, uma mensagem de condenação, dadas aprofanação das coisas sagradas, empregando-as para a concupiscência da carne epara a idolatria, conforme (1 João 2.15-16 e 5.21). O rei e todos os seusconvivas, ficaram apavoradíssimos. Queriam saber o que significava a escrita,mas ninguém conseguia lê-la, nem dar o seu significado. A essas alturas, Daniel,já velho e esquecido, foi lembrado pela mãe do rei. Este o fez vir à suapresença. Daniel não só leu como também interpretou o seu significado. Aescrita era: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM. A interpretação era: Pesado nabalança e achado em falta. Os dias do rei são numerados e o rei avaliado em nada. Daniel, antesde ler e traduzir a escrita, não poupa a família real, pelo contrário faz vir àtona todos os seus desmandos e anuncia que o castigo é inevitável. Naquelamesma noite, o rei Belsazar morreu, em cumprimento da profecia de Daniel.
Hoje, não precisamos dizer os males que cadacarnaval traz à humanidade. Vidas são ceifadas pelo uso excessivo do álcool,como no caso supra; outras são atingidas pelas drogas, que provocam brigas,acidentes automobilísticos e tantos outros males. A cada carnaval brasileiro, osaldo de mortes, de estupros, gravidez indesejada etc, é maior que o anoanterior. Diante disso, pergunta-se: será que, como crentes, temos sido sal eluz neste mundo tenebroso? Aproveitemos as oportunidades que ainda temos, antesda segunda vinda do Senhor, para testemunhar, evangelizar e mostrar às pessoasperdidas, o caminho certo e único que leva ao céu. Jesus.
O Deus que disciplinou o rei Belsazar, é omesmo ainda hoje. Na pessoa do Seu Filho Jesus Cristo, ele é o mesmo: ontem,hoje e para sempre”. Ele não se desgasta, não se envelhece, não se corrompe,não dorme nem descansa. O que temos feito ou o que vamos fazer, para mudar essasituação? A única coisa que devemos fazer, é viver o que temos aprendido epassar o mesmo conhecimento para outros. Jesus está voltando e deseja que todossejam salvos. Falemos de Cristo a tempo e fora de tempo, como fazia o apóstoloPaulo
Com sinceros votos de bênçãos, este conservoseu e servo de Cristo. Clóvis (Soli Deo Glória).

Nenhum comentário:

Postar um comentário